-

terça-feira, 29 de junho de 2010

Memórias de Uma Desmemoriada

Memória, segundo a Wikipédia, significa a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis e que, para ativá-la, é necessário mover uma quantia considerável da sua energia mental.
Poderia entrar no que diz respeito ao conhecimento, a memória é responsável por ele. O conhecimento é a única coisa que nunca lhe tirarão, que nunca será ultrapassado, aquilo que tem o maior valor de tudo aquilo que temos de valioso. Porque o conhecimento não tem preço, e graças a ele muitos conseguiram coisas que tem um preço muito alto, bens materiais, riquezas, status.
Mas não, não quero falar disso.
Poderia falar da capacidade incrível que alguns têm em armazenar informações em suas memórias, estudos que mostram que macacos têm a memória melhor que a dos seres humanos. Ou talvez os elefantes tenham a melhor memória, claro! Porque se formos seguir a expressão popular que dizem para alguém que tem uma boa memória, “nossa, mas você tem memória de elefante hein!”, essa seria a melhor resposta, não? Não sei a respeito de estudos com elefantes, mas já ouvi uma história de que uma vez um alfaiate enfiou uma agulha na tromba de um elefante e que anos depois eles se reencontraram e o elefante encheu sua tromba de água e jogou no alfaiate. Talvez isso mostre alguma coisa, talvez não, mas não sou cientista pra provar nada.
Mas não, também não é disso que quero falar.
Talvez falar do contrário, sobre as pessoas que não tem memória. É cada vez mais freqüente os casos do Mal de Alzheimer, eu mesmo tenho um caso na família. Meu avô sofre há anos desse mal, controlando com remédios fortíssimos, mas com o passar do tempo eu percebo que os remédios só prolongam o sofrimento, já que não há cura de fato para isso. Alzheimer é uma doença degenerativa e terminal e se não prevenida não tem mais volta (apesar de que nem a prevenção é considerada uma forma bem sucedida pra fugir da doença).
Os NERDS talvez remetam a palavra memória pra outra coisa, a memória existente neste aparelho que você usa no momento em que lê o que eu escrevi aqui. Bom, desse tipo de memória eu sei menos ainda. Sempre tenho um amigo pra me ajudar nisso!
Em informática, memória são os dispositivos que permitem o computador a armazenar dados. É a única coisa que sei, de resto só ouço por educação quando meus primos, amigos, conhecidos, puxam o assunto. Simplesmente faço aquela cara de paisagem, balanço a cabeça e digo: - AHAN!
Na verdade eu nem me lembro mais sobre o que queria falar aqui, mas sei que descobri uma nova ferramenta para a memória, atrair a atenção das pessoas para ler um texto pensando que talvez tenha algo de interessante nele!


Salvador Dalí - Tempo

2 comentários:

igor dias disse...

hauhauahuauha me enganou mocinha!

Gabriel Guimarães disse...

Hahahahahahahahaha! Demais sabe o que eu tenho a dizer sobre este seu post?... É... Bom deixa pra lá, acho que já esqueci....

Postar um comentário